Estratégias Digitais em PME

Estratégias Digitais em PME

Sinopse

No atual contexto da Década Digital da União Europeia, reforça-se a necessidade de qualificar profissionais das PME para a transformação digital (Economia Digital em Portugal 2024 | ACEPI). Em Portugal, cerca de 70% das pequenas e médias empresas têm apenas um nível básico de presença digital (Economia Digital em Portugal 2024 | ACEPI). Simultaneamente, o comércio eletrónico (B2C+B2B) continua em forte expansão – estimado em 143 mil milhões de euros em 2024 (Economia Digital em Portugal 2024 | ACEPI). Nesse sentido, este curso propõe-se dotar gestores e quadros de PME de competências que lhes permitam planear estrategicamente ações digitais, de modo a ampliar mercados (nacionais e internacionais) e aumentar a receita dos seus negócios. As ferramentas digitais permitem às empresas alcançarem públicos além das limitações geográficas, contudo, requerem-se estratégias definidas para se destacar num mercado competitivo.

Este curso de formação avançada, visa responder às necessidades e desafios identificados nos considerandos anteriores, através de uma abordagem teórico-prática. Esta será assegurada por um corpo docente com especialização nas áreas da estratégia e marketing. Assim sendo, entende-se oportuno que a ESTG, integrada no Politécnico de Leiria, possa oferecer um curso breve sobre a temática da “Estratégias Digitais em PME.”


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

O Curso de Formação Avançada sobre “Estratégias Digitais em PME” pretende:

  1. Apresentar conceitos-chave de economia digital e modelos de negócio online aplicáveis às PME;
  2. Capacitar os formandos a desenvolver estratégias de marketing e comunicação digital alinhadas com os objetivos da empresa;
  3. Apresentar os principais dados e métricas digitais para monitorização de campanhas e tomada de decisão;
  4. Promover conhecimentos ao nível da articulação de metodologias digitais e otimização de recursos, visando maior retorno do investimento

Edições

julho 2025

Duração

54 horas

ECTS

2

Regime

Misto (bLearning)

Idioma

Português

Calendarização

Módulo 1 . Nuno Baptista
3h dia 01/09/2025 18h às 21h

Módulo 2 . Nuno Baptista
3h dia 02/09/2025 18h às 21h

Módulo 3 . Nuno Baptista
3h dia 03/09/2025 18h às 21h

Módulo 4 . Nuno Baptista
3h dia 04/09/2025 18h às 21h

Módulo 5 . Nuno Baptista
3h dia 05/09/2025 18h às 21h


Metodologia

O curso será lecionado à distância, com aulas síncronas interativas, através de plataforma eletrónica. interativas. Prevê-se 5 encontros de 3 horas cada (total 15h), realizados em horário pós-laboral. O ambiente virtual permitirá debates, exercícios práticos e análise de casos reais, promovendo participação ativa dos formandos.


Público-alvo

• Empresários, gestores e quadros médios de PME das mais diversas áreas (comércio, serviços, indústria) que desejem adquirir competências em estratégias digitais. • Empreendedores e colaboradores de startups que queiram planear ou otimizar a presença digital do seu negócio. • Estudantes finalistas de cursos superiores na área de Gestão, Marketing ou Tecnologias da Informação interessados em estratégias digitais.

Requisitos

Conhecimentos informáticos básicos (utilização de computador e Internet)

Conteúdos a abordar

O Curso de Formação Avançada “Estratégias Digitais em PME” decorrerá no regime a distância, com sessões síncronas, na primeira quinzena de julho. Apresenta uma duração de 15 horas de contacto, acrescidas de 39h de trabalho autónomo.

  • Módulo 1 – Economia Digital e Modelos de Negócio (3h)

Visão geral da transformação digital nas PME; tendências de mercado; estrutura de negócios online.

  • Módulo 2 – Estratégia de Marketing Digital (3h)

Conceitos de marketing digital, definição de público-alvo e personas

  • Módulo 3 – Planificação e estratégia dos media (3h)

Conceitos e variáveis de análise em planeamento de meios, o planeamento estratégico e tático de meios.

  • Módulo 4 – Marketing de Conteúdo e Redes Sociais (3h)

Criação de conteúdos para web (blogs, vídeos, posts); storytelling de marca; boas práticas de social media

  • Módulo 5 – E-commerce e Métricas Digitais (3h)

Plataformas de comércio eletrónico; integração omnicanal (loja física e online); análise de desempenho (indicadores-chave)


Docente(s)

Nuno Baptista . ESTG