Consumidor Digital
Sinopse
A crescente digitalização das relações de consumo, num mundo cada vez mais globalizado, tem vindo a transformar profundamente a forma como consumidores e operadores económicos interagem. As transações comerciais desmaterializadas — realizadas através de plataformas digitais, e-marketplaces, redes sociais, aplicações móveis ou assistentes virtuais — deixaram de ser excecionais para se tornarem a norma, impulsionadas pela inovação tecnológica e pela evolução dos padrões de consumo.
Esta nova realidade coloca diversos desafios no plano jurídico e empresarial, especialmente no que diz respeito à proteção efetiva dos consumidores. A impessoalidade e automatização dos contratos eletrónicos, a assimetria informativa entre consumidores e operadores, a opacidade de certos algoritmos e a crescente internacionalização das relações contratuais geram zonas de incerteza e potenciais vulnerabilidades para os consumidores.
Este curso de formação avançada procura responder às preocupações enunciadas nos considerandos que antecedem, através da lecionação de uma componente teórico-prática, privilegiando-se esta última, que ficará a cargo de um corpo docente altamente especializado nestes domínios. Entende-se oportuno que a ESTG, integrada no Politécnico de Leiria, possa oferecer um curso breve sobre a temática do “Consumidor Digital”.
Principais competências a desenvolver no curso
Competência
O Curso de Formação Avançada sobre “Consumidor Digital” pretende:
- Dotar os profissionais que trabalham, ou pretendam trabalhar, na área do Direito do Consumo ou, em particular, do e-commerce, de plataformas digitais, de redes sociais, de jogos digitais de competências técnicas e científicas que lhes permitam melhorar o seu desempenho profissional;
- Fornecer uma visão integrada e atualizada da regulação aplicável ao consumidor digital em Portugal e na União Europeia, abordando os direitos dos consumidores, as obrigações das empresas, e os desafios jurídicos no comércio eletrónico;
- Capacitar os participantes para compreender os direitos e deveres no consumo digital, à luz do quadro legal português e europeu, e aplicar esse conhecimento em contextos estratégicos de atuação profissional — seja jurídica, empresarial ou institucional;
- Saber quais as obrigações das plataformas digitais (VLOP e VLOSE) e dos e-marketplaces.
Edições
julho 2025
Duração
ECTS
Regime
Idioma
Calendarização
Módulo 1 . Alcina Gaspar
4h dia 03/09/25 – 18:00 às 22:00
Módulos 2 e 3 . Susana Almeida
6h dia 04/09/25 – 18:00 às 24:00
Módulo 4 . Susana Almeida
5h dia 05/09/25 – 18:00 às 23:00
Metodologia
O curso será lecionado à distância, com aulas síncronas, através de plataforma eletrónica, e, bem assim, com realização da prova escrita que poderá ter formato online ou presencial, a determinar posteriormente.
Público-alvo
Conteúdos a abordar
- Módulo 1 – Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing no Consumo Digital (4h)
- Comportamento digital dos Consumidores Portugueses
- A nova Jornada do Consumidor na era digital
- Estratégias de Marketing no consumo digital
- A experiência pós-compra
- Módulo 2 – A tutela do consumidor em ambiente digital: introdução (1h)
- Princípios de Direito do Consumo e sua aplicação em ambiente digital
- Fontes normativas: quadro legal da UE, nacional e soft law
- Módulo 3 – Consumidor digital e e-commerce (5h)
- Contratos celebrados à distância
- Contratos de fornecimento de conteúdos e serviços digitais
- E-marketplaces
- Contratos de serviços financeiros à distância
- Direitos de informação, arrependimento e garantias
- Geobloking
- Pagamentos em linha
- Livro de reclamações online
- Resolução Alternativa de Litígios
- Módulo 4 – Práticas Comerciais, Publicidade Digital e Proteção Dados(5h)
- Regime jurídico da publicidade e regime das práticas comerciais desleais
- Regulamento dos serviços digitais (DSA) e das plataformas em linha (publicidade dirigida, práticas desleais e dark patterns)
- Influenciadores digitais e transparência publicitária
- Proteção de menores
- RGPD/GDPR e a sua aplicação às relações de consumo